terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A propaganda é a alma do negócio!

Era uma vez, a muito tempo atrás um governo totalitário e racista, que usava como arma de propagação de seus princípios uma propaganda incessante e incisiva. Seus lideres conseguiram, na prática, provar uma das teorias que criaram na época. "Uma mentira repetida mil vezes, torna-se verdade", (Joseph Goebbels, ministro da propaganda na Alemanha nazista). Um país inteiro passou a acreditar nos devaneios de seu chefe de estado, que, assim conseguiu levar um a população desse e de outros países, na direção em que achou mais conveniente. Olhando do ponto de vista da estratégia política e da manipulação de grandes massas, o que essas pessoas conseguiram foi brilhante, produziram quase que um delírio coletivo fazendo com que todos acreditassem no que eles determinaram certo, porém acredito que não preciso dizer o quanto isso foi desastroso mais tarde.

O que vejo hoje por aqui, é algo bem parecido com o que aconteceu lá, um governo pautado em pequenos resultados que através de muita propaganda, os transformam em grandes maravilhas, propagandas essas pagas com o dinheiro de nossos impostos, chegaram ao cúmulo, de promoverem a imagem do governo no ENADE (prova que avalia o desempenho dos universitários), além de um certo filme que foi lançado para instituir o estado de mito ao "Filho do Brasil". Aqui assim como lá conseguiram convencer os mais pobres de que só esse governo pode salvar o verdadeiro povo, da classe que os oprime nessa condição, aqui a classe média, lá os judeus. Enquanto isso os banqueiros e os grandes industriais estão cada vez mais ricos. A todo momento vemos propagandas em horário nobre dizendo que o Brasil é o país de todos, mas será que todos realmente estão tratados com igualdade? Hoje consigo muito pouco espaço para uma conversa franca sobre esse governo com as pessoas, pois se tornou tão popular (de que jeito será??) que quase ninguém mais questiona, apenas repetem o que lhes é diariamente imposto. É incrível como todos os políticos brasileiros (na visão do povo), não prestam, com exceção que nosso querido presidente. Mas também com tanta propaganda dizendo isso impossível não acreditar.

2 comentários:

  1. até tinha percebido isso da propaganda do molusco, só que não tinha feito essa comparação, mais uma vez parabéns ganso!
    vc tem razão o povo está sendo enganado e usado com os mesmos mecanismos usados pelo Führer, já percebeu como os acertos são enormes e os erros são normais e insignificantes? já percebeu como o CQC trata o molusco em relação aos outros políticos? os PTralhas acreditam e dizem ser a salvação e passaram por cima de todo e qualquer principio para consegui-la! quem disse que queremos a salvação dessa forma?, quem disse que uma cabeça pensante vota no lula?! se o molusco hoje tem 70... 80% de aceitação publica, isso é mais uma amostra do emburrecimento da população brasileira, e sim! eu tenho vergonha de ter um representante de estado que não saiba no mínimo falar inglês!
    e o marketing faz milagres vide o gordo comedor de travecos!

    não sei se escreve o que eu quero ler ou se escreve a verdade! mais venho flertando com o blog desse senhor e estou me apaixonando!
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

    ResponderExcluir
  2. A última e mais espetacular jogada de marketing que vem se propagando por imenso território sem lei chamado brasil é a notícia sobre a imensurável riqueza petrolífera que está logo ali, abaixo alguns poucos quilômetros, dos nossos pés. O famigerado pré-sal se tornou o santo graal para esse governo esculhambado que aí está. O pré-sal vai alimentar todas as bocas famintas, dar escola de qualidade a todos os nossos jovens e proporcionar uma enorme enxurrada de empregos nesse paisinho de quinta em que vivemos. Mas tudo bem, há quem acredite nisso tudo. O mais interessante é ver os governadores dos estados produtores de petróleo se estapeando para não dividir o fruto do roubo, digo, o bolo com os demais estados, e estes fazendo aquela cara de cachorro pidão.... É realmente um pais de faz de contas......

    ResponderExcluir

Acima de tudo essa é a minha opinião, assim como você tem a sua!
o que não significa que eu vá respeita-la!
Se não estiver satisfeito de Alt + F4 e preencha o formulário!